Sua ideia pode

fazer a diferença

Desafio SuperAção

Inscreva-se
Clique aqui

Desafio superAção

Parceiros

Premiação



Agenda


Dia 21/08 - 19:00h

Apresentação do Evento
Release sobre o escopo e objetivos

Dia 21/08 - 19:30h

Workshop de Design Thinking para ajudar na estruturação da ideia da equipe

Dia 23/08 - 14:00h

Entrega parcial do material desenvolvido até a data

Dia 23/08 - 19:00h

Roda de conversa com a ONG

Dia 27/08 - 23:59h

Prazo final para enviar à organização do evento as apresentações e os planos de ação

Dia 28/08 - 19:00h

Encerramento e apresentação das soluções

Regulamento



1 - Serão aceitos dez grupos de 2 a 4 pessoas, sendo que pelo menos um dos membros deve ser universitário. No caso de inscrições individuais, a organização tentará alocar o participante em algum grupo, mas a prioridade será dos grupos já formados.

2 - O prazo para inscrição da equipe é até dia 20/08/2017 e somente serão aceitas inscrições feitas pelo link https://goo.gl/forms/hEbrsACDHtg1jFEJ3.

3 - Alterações nos membros das equipes inscritas serão toleradas somente até o dia 20/08/2017.

4 - É obrigatório que pelo menos um membro do grupo esteja presente na abertura (21/08) e no encerramento (28/08). Porém a organização recomenda que todos os membros do grupo participem da abertura bem como do encerramento.

5 - Ao menos um membro de cada equipe da lista de espera deve estar presente na abertura.

6 - O Desafio SuperAção contará com um workshop, além de uma roda de conversa na que auxiliarão a estruturação da ideia da equipe. A presença nesses dias é facultativa, porém recomendada.

7 - A cada grupo será designado um membro da organização para servir como tutor e auxiliar o grupo no que for preciso.

8 - O grupo terá 7 dias para resolver o case apresentado na abertura e deverá apresentar sua ideia de forma clara e explícita em no máximo 5 a 7 minutos no encerramento diante dos avaliadores na forma de um plano de ação a curto, médio e longo prazos. O plano de ação não precisa necessariamente abranger todos os problemas citados no case. Após a apresentação, os membros da banca poderão fazer perguntas.

9 - O grupo terá que fazer um repasse de informações do que foi desenvolvido até a roda de conversa, esta não precisa ser feita formalmente, apenas para os organizadores terem conhecimento do andamento de cada grupo.

10 - Os membros da equipe vencedora receberão um certificado de vencedores do Desafio SuperAção.

11 - Os membros das outras equipes, que permanecerem na competição até o final, receberão certificado de participação no Desafio SuperAção.

12 - O case será baseado em uma ONG real e busca ideias que podem contribuir para a melhoria dessa organização, assim, as ideias devem ser factíveis e as equipes permitem que a ONG utilize as ideias apresentadas.

13 - Os critérios de avaliação serão:

12.1 - Riscos do projeto: O projeto apresenta barreiras para ser implementado? Existe tecnologia disponível? Espaço físico? Profissionais capacitados?

13.2 - Viabilidade econômica: O projeto é viável financeiramente? De onde surgirá a verba necessária para realizá-lo? O Custo benefício compensa? Terá retorno financeiro? (Não é obrigatório possuir, mas caso sim, como será o retorno?) Sugestão: faça um orçamento para melhor compreensão da banca.

13.3 - Impacto Social: O projeto deve melhorar significamente alguma situação vivida pela ONG. Ele deve possuir uma solução ou oportunidade que contribui diretamente para o desenvolvimento da instituição. E este contem grau de inovação? Criatividade? Eficiência?

13.4 - Entregas: cada equipe deverá entregar planos de ação para curto, médio e longo prazo, além da apresentação final. Suas ideias estão claras? Alguém não envolvido na elaboração conseguirá entender? Sugestão: utilização da ferramenta 5W2H para a elaboração de planos de ação, é simples e intuitiva.

14 - A ordem das apresentações no encerramento será sorteada no dia.

15 - Durante todo o período, perguntas poderão ser feitas à organização por meio do email superacao.desafio@gmail.com, página do facebook Desafio SuperAção www.facebook.com/DesafioSuperAcao e evento no facebook https://www.facebook.com/events/1387401661329079/.

16 - Qualquer manifestação que seja contra os direitos humanos ou desrespeite qualquer grupo de pessoas ou entidade resultará na expulsão da equipe.

FAQ



1 - Quem fará parte da banca?
A banca será composta por representantes da ONG, além de indivíduos com experiência em projetos sociais e empreendedorismo.

2 - Qual o formato que os planos de ação devem ser enviados?
Cada equipe tem a liberdade para escolher o formato que melhor se adéqua a sua solução. Recomenda-se, porém, o envio dos documentos que sejam facilmente lidos em diferentes meios (computadores, tablets, etc), como PDF.

3 - Existe um modelo de documento a ser seguido?
Não há um formato específico da proposta, ficando a cargo do grupo a forma que achar melhor para explicar sua proposta. Lembrando que a organização recomenda o 5W2H, uma forma simples e rápida de estruturar ideias.

4 - Qual o nível de detalhamento que a proposta deve ter?
A proposta deverá ser estruturada da melhor forma possível para que a ONG consiga aplicá-la, ficando a cargo da ONG decidir se será implantada e, em caso positivo, se o grupo poderá participar de sua implantação.